Os sorvetes com todas as suas variações são alimentos muito ricos em nutrientes, porém nem sempre reconhecidos por estas características que lhes conferem especial relevância. E com frequência recebem comentários que os classificam como sobremesas indulgentes por seus sabores muito ricos e atrativos, mas que podem levar a riscos de saúde. E por vezes recomendados com alguma reserva por seus teores de açúcar e gordura, como também, porque são consumidos em baixas temperaturas o que poderia causar resfriados.

Nutricionalmente, os sorvetes oferecem um aporte de nutrientes significativos e quando consumidos de forma equilibrada, o que por sinal deve ser uma regra para todo alimento e bebida, conferem inúmeros benefícios que complementam as dietas indicadas para diferentes públicos incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Tudo sem nenhuma restrição. Em complemento a esta importante contribuição nutricional, uma outra gama de benefícios começa a surgir dentro da categoria. São os Sorvetes Funcionais que além do benefício de nutrir ajudam a manter o equilíbrio das funções fisiológicas do organismo humano como resultado da ingestão de ingredientes ativos que ajudam a manter o equilíbrio da boa saúde do consumidor.

Os sorvetes funcionais se apresentam como uma excelente alternativa para quem busca se alimentar bem, mas que deseja dar uma atenção especial a manutenção da saúde.

Alimentos e Bebidas Funcionais : Definição

Embora a legislação brasileira não tenha uma definição oficial, os alimentos e bebidas funcionais, podem ser definidos como alimentos que contém um ou mais ingredientes com propriedades especiais de saúde que auxiliam a promoção da saúde em complemento ao seu valor nutricional.

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um organismo independente, mas vinculado ao Ministério da Saúde apesar de não classificar os alimentos e bebidas funcionais como uma categoria especial, permite a associação de alegações de propriedades funcionais, os conhecidos claims de saúde, que servem para orientar os consumidores no momento de suas escolhas proporcionando um melhor entendimento do valor agregado característico dos funcionais. Por exemplo, um iogurte adicionado de culturas probióticas, também conhecidas como bactérias “boas”, que são microrganismos que possuem a capacidade de contribuir para o equilíbrio das funções intestinais é considerado um iogurte funcional. O iogurte com probióticos está disponível
no mercado há muitos anos, e talvez os mais conhecidos sejam as tradicionais marcas Yakult e Activia. Igualmente, a adição de ingredientes funcionais tais como fibras, anti-oxidantes, vitaminas e minerais aos sorvetes os transformam em alimentos funcionais.

Com sorvetes, a categoria pode desenvolver o mesmo caminho e a introdução de ingredientes funcionais pode trazer uma nova experiência para os consumidores que sempre buscam novidades. E fora do Brasil já existem inúmeros lançamentos com muito sucesso, com consumidores satisfeitos com alimentos funcionais.

Para dar um exemplo entre muita coisa que já está no mercado, nos últimos anos, uma conhecida marca do Reino Unido, a Biotiful Dairy, uma expressão que adaptada significa Lácteos Maravilhosos é muito conhecida pelos benefícios de saúde de seus produtos.
Essencialmente esta empresa desenvolve produtos com Kefir. A Biotiful Dairy inovou na categoria lançando pela primeira vez na sua história um sorvete com Kefir que é anunciado como seu complemento de linha dos seus produtos. Conhecido por conter probióticos na sua composição, o Kefir que aqui no Brasil já pode ser consumido em iogurtes, está disponível para os consumidores britânicos através de um sorvete muito gostoso e funcional.

Por outro lado, ingredientes naturais podem também conter propriedades reconhecidamente funcionais e quando são adicionados no preparo de um alimento, como o sorvete, transferem funcionalidades para o alimento pronto para o consumo.

Para melhor ilustrar, sorvetes que contém cenoura, um vegetal que é rico em beta-caroteno, precursor da vitamina A, de acordo com a dosagem consumida podem contribuir no fortalecimento do sistema imunológico.

Os sorvetes funcionais se apresentam como uma excelente alternativa para quem busca se alimentar bem, mas que deseja dar uma atenção especial a manutenção da saúde.

Contextualização

Os alimentos funcionais são tendência há alguns anos. Eles evoluem constantemente e são reinventados na medida em que as pesquisas científicas evoluem e, em consequência, as indústrias conseguem incorporá-los em seus produtos, oferecendo diversos benefícios à saúde além de nutrir. Nos últimos anos vimos o surgimento, o esquecimento e a volta aos holofotes de diversos alimentos e ingredientes
funcionais como, por exemplo, a fibra alimentar, que teve sua primeira alegação de saúde aprovada pela FDA nos EUA em 1994, e 25 anos depois, graças ao avanço nos  conhecimentos sobre microbiota intestinal, nunca esteve tão em voga, juntamente aos  probióticos.

A pandemia também contribuiu muito para aumentar ainda mais o foco nos alimentos funcionais. Dada a importância do reforço do sistema imunológico para combater doenças infecciosas e a falta de previsão de vacina para toda população, a alimentação com funcionais emergiu como ótima estratégia para auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico.

75% das pessoas mencionaram optar por comida gostosa, fresca e que ajude na imunidade e na saúde em geral quando estão fora de casa Pesquisa Galunion e Qualibest – Alimentação na Pandemia, n=1108 (2020)

Os diversos benefícios dos alimentos funcionais, como já comentado, os tornam agora, mais do que nunca, importantes nas dietas que incluem fatores preventivos e terapêuticos tais como:
redução do colesterol, controle de peso, prevenção e redução do risco de doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes e doenças renais (doenças que se mostraram como fatores de risco para um pior quadro de COVID-19).

Neste contexto, é crescente a preocupação com a saúde: sendo este um dos maiores impulsionadores dos alimentos funcionais no mercado. Portanto, o valor agregado para a saúde pode ser de importância decisiva na compra de alimentos e bebidas. Trata-se de um mercado estimado em aproximadamente USD$ 68 bilhões em 2018, com projeção de USD$ 94,1 bilhões para 2023 (Market and Markets).

Para responder a essa demanda a indústria desenvolve inúmeros produtos com características funcionais e maior densidade nutricional a partir de pesquisas e implementação de novas tecnologias. Muitos alimentos ganham versões com menos calorias ou com adição de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Dentro desse cenário, empresas consideradas visionárias focam permanentemente para o desenvolvimento do setor de ingredientes funcionais para atender a demanda sempre crescente.

Não esquecendo do papel fundamental de educar, mostrar os benefícios respaldados em fatos, não em mitos, e estar em constante contato com seus consumidores.

Os sorvetes funcionais se apresentam como uma excelente alternativa para quem busca se alimentar bem, mas que deseja dar uma atenção especial a manutenção da saúde.

Fonte: Texto desenvolvido por NutriConnection (www.nutriconection.com.br) , consultoria em alimentos funcionais.

Tags deste post

Posts Relacionados