A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes – ABIS, irá celebrar nesta quinta-feira, dia 23 de setembro o Dia Nacional do Sorvete.
Promova sua ação do Dia Nacional do Sorvete nas mídias sociais: #abissorvetepode
Por
Caetano Bedaque – Assessoria de Comunicação – ABIS
22 de setembro de 2021
Desde que a ABIS criou, instituiu e lançou em 2002 a data no mercado, “a comemoração, que já faz parte do calendário oficial brasileiro, é motivo de júbilo para o universo sorveteiro em todo o País”.
A afirmação é do presidente da entidade, o empresário Eduardo Weisberg, que destaca ainda que a ideia é expandir a visibilidade do produto, marcando o Dia Nacional do Sorvete como o início das estações mais quentes do ano e, ao mesmo tempo, enfatizar os benefícios nutricionais do sorvete como alimento, estimular o aumento da produção e a sua comercialização nos pontos de venda. Segundo o presidente da ABIS, “comemorar este dia tão importante é estimular o consumo e oferecer mais possibilidades de negócios aos empresários do setor”.
De acordo com Weisberg, o sorvete é um produto prazeroso para a nutrição, rico em cálcio, vitaminas, proteínas e, conforme as formulações, também em fibras. É um produto indulgente e pode fazer parte do dia a dia do consumidor, que a cada dia está mais exigente: “por isso definimos o consumo do sorvete atualmente como um ato agregador e aglutinador”.
Diferentemente de anos anteriores, Weisberg define o atual mercado de sorvetes como um momento de transição positivo: “até o início de 2020 a tendência era de crescimento, mas a pandemia nos levou a uma retração nas vendas. E, por isso mesmo, de consumo. Hoje, sentimos que já estamos a caminho da retomada de um recrudescimento do setor. Nesse sentido, acreditamos que em breve atingiremos novamente os volumes anteriores à Covid 19. A nossa expectativa é que na virada do ano, final de 2021, o mercado de sorvetes já esteja estabilizado e normalizado em todo o País. Por isso estamos trabalhando com os associados da entidade a criação de alternativas de crescimento, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a busca por resultados positivos”.
Desde 2020, a entidade vem trabalhando a partir da campanha promocional intitulada “Movimento Sorvete Pode“ uma maneira de informar o consumidor final sobre os benefícios do produto, que ele pode ser consumido o ano todo, que são produzidos sorvetes com frutas, à base de leite, sorvetes artesanais etc. Em suma, que o setor tem produtos para todas as faixas etárias e classes sociais – entre outros atributos.
O Setor
Existem no País cerca de dez mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes industriais e artesanais, que respondem pela geração de 100 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos. Sendo que nesse universo, 92% são micro e pequenas empresas. Atualmente o consumo de sorvetes no Brasil, dividido por região, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Atualmente, antes da pandemia, ressalte-se, o consumo médio per capita de sorvetes no Brasil, tomando como referência o ano de 2019, gira em torno de 5,29 litros por ano. Ainda tomando como base e referência o balanço de 2019, o segmento de sorvetes movimenta anualmente no País em torno de 13 bilhões de reais.
A ABIS
Fundada em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), que representa toda a cadeia produtiva, inclusive sorveterias e gelaterias artesanais, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento contínuo das empresas do setor. Por meio da divulgação das vantagens e benefícios do sorvete, ressaltando sempre suas qualidades e seu valor nutritivo, a entidade procura criar condições adequadas para o crescimento contínuo das empresas associadas. Como representante do segmento, a ABIS preconiza a união de todos em prol do desenvolvimento geral, sejam empresas de maquinário e equipamentos, de insumos, de processamento industrial ou artesanal.