Por
Guilherme Grandi
19/08/2021

O reaquecimento do mercado de alimentação fora do lar desde o começo do ano, com as oportunidades geradas pela crise do coronavírus como vacância de pontos comerciais e aumento do empreendedorismo por necessidade, criou novos nichos de atuação – entre eles o de sorveterias.

Este foi um dos temas do CLASH, o Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2021, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). No evento realizado pela internet em meados de julho, 25 especialistas do setor mostraram as principais tendências de consumo no pós-pandemia, com novidades em ingredientes e processamento, entre outros temas.

Algumas dessas tendências foram aceleradas durante a pandemia do coronavírus no mundo, como a procura cada vez maior por ingredientes saudáveis e alimentos voltados a pessoas com restrições alimentares.

Nathália Royo, especialista em inteligência de mercado da Galunion Consultoria, apresentou um apanhado delas dentro do chamado “Mapa da Prosperidade no Food Service”, uma ferramenta criada para ajudar os negócios a atravessarem com sucesso este momento da pandemia, e que deve continuar sendo aplicada no longo prazo.

Better-for-you
“Better-for-you” é um novo conceito de saudável e saudabilidade, que se preocupa em garantir ao consumidor uma experiência positiva ao mesmo tempo boa para sua saúde, saborosa e indulgente. Essa tendência aparece de diversas formas, muitas vezes como outras tendências derivadas, como no uso de ingredientes que melhoram o sistema imunológico, produtos com menos açúcar, melhores valores nutricionais com benefícios adicionais, uso de insumos naturais ou artesanais, redução de calorias, entre outros fatores.

Algumas marcas têm traduzido essa tendência como “bom e que traz felicidade”, incluindo também a preocupação com a saúde mental. Um deles é o sorvete da Halo Top, dos Estados Unidos, que apresenta uma comunicação clara sobre calorias e fonte de proteínas. Outro, ainda, é o da também estadunidense Ben & Jerry’s, que apresenta as propriedades calóricas dos produtos.

Sem leite
Essa é uma tendência que não para de ganhar força e que aparece cada vez mais tanto nos sorvetes artesanais como nos industrializados. É interessante notar que os produtos sem leite não são atrativos apenas para alérgicos ou intolerantes à substância.

Muitos consumidores percebem que produtos feitos sem derivados de leite são mais saudáveis, como alguns dos preparos da brasileira Bacio di Latte.

Clean Label
Clean label significa que o produto usa poucos e conhecidos ingredientes do mercado, sem insumos artificiais que o consumidor não entende. Está muito ligada à tendência better-for-you, mencionada mais acima, pois os produtos que seguem essa tendência costumam usar ingredientes naturais.

Algumas marcas têm deixado claro na embalagem a quantidade utilizada de ingredientes para a fabricação de cada produto, reforçando a comunicação com o consumidor sobre o uso de elementos 100% naturais. Um deles é o sorvete de menta com chips de chocolate da espanhola Pink Albatroz, que traz na embalagem o lema “feito com ingredientes que você consegue desenhar”.

Customização
Tendência global há algum tempo, a customização pode trazer uma experiência única, de indulgência e alimentação personalizada para saúde e bem-estar. O Galunion Food Trends Report 2021 mostra como a personalização de alimentos pode estar ligada à necessidade de comer melhor e de forma mais saudável, de acordo com o que faz bem para cada indivíduo.

A customização também é uma maneira de gerar maior indulgência, ao adicionar camadas, texturas, coberturas e recheios. Esse processo é parte importante da experiência do consumidor, com grande potencial de criar diferenciação no mercado.

A sorveteria paulista Dona Nuvem é uma das que usam este conceito no dia a dia, com criações curiosas e que rendem muitos likes nas redes sociais.

Combinações de sabores
Combinações inesperadas de sabores chamam a atenção do consumidor e podem trazer apelos diferentes, desde saudabilidade, passando por sofisticação e até maior indulgência. Especial destaque para combinações doce/salgado e cross-categoria, que aparecem com grande recorrência.

Essa última, além de trazer uma experiência inusitada, agrega também à confiabilidade do produto ao associar a marcas reconhecidas pelo consumidor. Nos Estados Unidos, as linhas M&M’s e Snickers se uniram em embalagens da Breyers, assim como os sabores de cerveja com chocolate e morango balsâmico da paulista Frida e Mina.

Sabores globais
O uso de sabores e ingredientes globais tem sido uma forma diferente e inovadora de “viajar” nos tempos de pandemia, atraindo consumidores pela experiência e curiosidade. Esta tendência está muitas vezes ligada à combinação de sabores, pois os ingredientes globais aparecem em formatos híbridos, cross-categoria ou parte da junção entre sabores doces e salgados.

Um deles é o texano “Shroom of Doom”, ou caramel-chocolate-shiitake, da Dipdipdip Ice Cream, que oferece sorvetes com ingredientes e sabores japoneses.

Múltiplos conceitos
É possível, ainda, unir vários destes conceitos em novos produtos para diferentes públicos, como o sorbet “Vegan Gin Punch”, uma criação vegana sem glúten, clean label e de sabor cross-categoria com gin, da estadunidense Van Leeuwen.

Outro é o curioso sorvete de queijo de cabra e cerejas vermelhas “Goat Cheese with Red Cherries”, uma criação sem glúten e clean label da Jeni’s Splendid Ice Cream (Estados Unidos).

E também a mistura de café e cookies da norte-americana Breyers, que traz na embalagem as propriedades nutricionais de carboidratos, açúcar e fibras.

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