Com o objetivo de buscar com urgência uma solução que visa encontrar um horário de funcionamento mais adequado para o segmento de sorvetes no estado de São Paulo, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), encaminhou na quinta-feira (dia 9 de julho) um Ofício para a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico/SP, Srª. Patricia Ellen.
De acordo com o Presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, o horário implantado pelo governo estadual para a abertura do comércio desde o última segunda-feira, dia 6, não é adequado ao setor: “os horários dos estabelecimentos que comercializam os nossos produtos não condizem com o hábito de consumo de sorvete do paulista que, tradicionalmente, é realizado após o horário de almoço, no período da tarde”.
No ofício enviado para a SEDE/SP, a ABIS reivindica uma pequena alteração nos horários de abertura e fechamento de sorveterias e gelaterias instaladas nos 645 municípios do estado – em consonância com o Plano São Paulo para a retomada consciente e com segurança da economia durante a Pandemia do Corona Vírus. “O ideal para o nosso setor – sublinha Weisberg – é que cada estabelecimento passe a operar diariamente a partir das 13 horas, obedecendo com rigor o critério da retomada e mantendo as seis horas de funcionamento previstas em lei de acordo com as regras de cada cidade ou região”.
Para a entidade, a mudança de horário reivindicada poderá proporcionar aos micro e pequenos empresários do setor uma garantia para a sobrevivência efetiva de seus negócios e ainda a manutenção de milhares de empregos diretos e indiretos. “Em torno de 90% do universo sorveteiro é composto por micro e pequenas empresas” ,reitera o presidente da ABIS, que complementa: “este bolsão, que representa 35% do mercado nacional, foi exatamente o mais impactado economicamente pela pandemia da Covid-19“.