“O Normal Atual”

Por Eduardo Weisberg
Presidente da ABIS

 

 

 

 

Criatividade para enfrentar o mercado em época de pandemia.

 

 

 

Quando o assunto é crise, reinventar, inovar e criar oportunidades é fundamental para encontrar as melhores soluções no enfrentamento das consequências negativas da pandemia na sociedade. Em todos os seus aspectos! Na saúde, na educação, na economia, no trabalho etc. Esta é a postura que nós da ABIS temos adotado desde que o novo Coronavírus chegou ao Brasil no começo deste ano.

Na verdade, pelo menos no curto e médio prazos, o futuro ainda é incerto na economia mundial e, igualmente, no Brasil.

Por isso, os investimentos em estratégias de vendas online, ou mesmo de produtos, que também contemplam o serviço personalizado de “delivery”, têm cooperado e crescido significativamente no setor de sorvetes nesse período tão conturbado ainda, do ponto de vista econômico e sócio político no País.

 

A nosso ver, são necessárias medidas cabíveis para reduzir o impacto negativo no negócio como, por exemplo, incrementar e maximizar as estratégias de marketing e de venda, criar produtos novos, ouvir mais o consumidor, fazer promoções e campanhas de incentivo para fortalecer “a imagem” do nosso produto, que é o sorvete em toda a sua amplitude.

A crise econômica devido à Covid-19 é imensa no Brasil, gerou desemprego em proporção gigantesca, afetando de forma negativa os empreendedores, sobretudo os micros e pequenos empresários que respondem por 92% dos negócios na indústria do nosso segmento.

A recuperação da economia é gradual, o que faz com que os empresários do setor de sorvetes, de todos os portes, tenham muita fé e positividade no seu dia a dia.

Nesses tempos de dificuldades, as redes sociais e os meios digitais têm sido vitais para a comercialização de nossos produtos, além de colaborar efetivamente para a formação crescente de uma clientela fiel.

O mercado de sorvetes vive uma grande batalha nos dias de hoje, o que exige foco em soluções a curto, médio e longo prazos.

Estamos trabalhando, arduamente, com o Movimento #SorvetePode, fazendo chegar para os consumidores comunicações esclarecedoras sobre o Sorvete.

E para os nossos parceiros criamos o curso de Marketing chamado de ABIS +Digital.
O mais importante é administrar com competência este período difícil que estamos enfrentando para poder trabalhar e recuperar o que chamamos de “vida normal” ou adotar por tempo indeterminado o que vem sendo intitulado de “novo normal”, que para minha forma de ver é o “Normal Atualizado”.

Teremos que reconstruir nossos negócios a partir de algumas ruínas / dificuldades / desmontes, mas também podemos edificar coisas muito melhores, basta para isso que nos unamos em torno de uma grande meta: Aumentar o consumo do nosso produto no País.

O momento para o setor de sorvetes é de desafio e deve ser suplantado com estratégia, tecnologia, criatividade e inovação.

Inovar preservando a qualidade do serviço e do produto e as reais necessidades, incluindo aqui os valores do consumidor, o que é fundamental.

A complexidade das legislações no Brasil torna, muitas vezes, a inovação mais difícil podendo, inclusive, inviabilizar muitas ideias inovadoras e criativas.

O que fazer?

Insistir e não desistir!

Valerá a pena!

A Associação BRASILEIRA

representante de toda a CADEIA PRODUTIVA DO SORVETE

que pensa em VOCÊ e no SETOR!

Posts Relacionados