O sorvete é uma paixão mundial e o mercado brasileiro que inclui empresas que atuam neste setor soma mais de 10 mil companhias que, juntas, atingem um faturamento acima de R$13 bilhões por ano. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) em relação ao ano de 2021 e também mostram que o consumo regional no país se concentra na região sudeste, com mais 50%, seguido pelo nordeste, com 19%.
Neste cenário, as marcas da indústria de sorvetes precisam se diferenciar para ganhar a preferência dos consumidores e uma delas é a Froneri, que vem buscando se destacar e trazer tendências ao mercado de sorvetes e, para isso, participou pela primeira vez da APAS Show 2023, a maior feira de supermercados do mundo. As novidades da marca criada pela Nestlé e a R&R apresentadas na APAS foram sorvetes Nestlé, Lacta, Fini, Oreo e Kitkat.
De acordo com Ismar Trevisan, diretor comercial da Froneri Brasil, a participação no evento deste ano conta com os últimos lançamentos na categoria de picolés, como o Sonho de Valsa e Garoto Bombom. “Nossa expectativa com a APAS é mostrar para o supermercadista o que é a Froneri e como trabalhamos com diversas marcas licenciadas oferecendo uma solução completa para o ponto de venda. O mercado de sorvetes enfrentou um cenário desafiador nos últimos anos, mas nossa expectativa para esse ano é positiva porque temos uma base de clientes maior em relação ao ano passado”, afirma.
Tendência de sabores e nova opção de consumo
Para definir as tendências em relação aos sabores dos novos produtos, a marca investe em pesquisas junto aos consumidores. “Percebemos que a categoria no Brasil ainda é baseada em sabores tradicionais, que ainda tem uma força grande no segmento. Nós buscamos sempre inovar os sabores e sair do padrão, como fizemos com o último lançamento de Nobrelli, o Tentazione Banoffee”, conta o diretor comercial da Froneri Brasil.
Além de monitorar o consumidor dentro do mercado nacional, a Froneri também expande seus horizontes em busca de tendências que ainda não chegaram ao Brasil. “Percebemos um hábito muito forte que outros países possuem em comprar multipacks, que são picolés em embalagens com várias unidades. Apesar de ser uma tendência no mercado internacional, é uma categoria que possui pouca relevância no Brasil, e gostaríamos de desenvolver”, aponta Ismar Trevisan.