Implantar as entregas a domicílio (delivery) foi uma novidade e necessidade para várias empresas do país, por conta da crise provocada pelo novo coronavírus. Esse modelo de venda é o que mais está sendo utilizado no momento, e inclusive as sorveterias precisaram se adequar.
Entretanto, transportar sorvete é uma atividade delicada. É preciso ter muito cuidado com a embalagem, temperatura e em como o sorvete chegará na casa do cliente. Quais são as principais dificuldades? Como os empresários têm contornado os desafios e tido sucesso na venda?
Pensando nisso, o Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria e do Setor de Sorvetes (ABIS) realizaram uma Oficina do Sorvete sobre Delivery, que contou com empresários e especialistas do ramo para troca de experiência sobre como fazer esse tipo de venda.
Primeiramente, foram apresentadas as 8 dicas para um delivery de sucesso, que podem ser conferidas aqui. Em seguida, foram apresentadas dicas de empresários para que sorveterias possam aprimorar a experiência do cliente nessa modalidade de venda. O Sebrae resume as principais para você:
Converse com os entregadores sobre como fazer a entrega do seu produto! Tente levar o atendimento da sua loja até a casa do cliente. Que tal criar um vídeo curto mostrando para os entregadores o que eles podem fazer para realização de uma entrega segura e cordial?
Mande uma cartinha para seus clientes agradecendo a compra, junto ao produto. Se a demanda estiver muito alta, imprima as frases, o importante é mostrar carinho com seu consumidor.
Use sua criatividade! Envie materiais de brincadeiras simples, como “qual bicho você é nessa quarentena?” junto com os cuidados que eles devem tomar ao pegar o produto.
As redes sociais não devem ser utilizadas para colocar só propagandas e promoções. Alterne com mensagens de carinho.
1-Como fazer com que o sorvete chegue na temperatura ideal? O produto pode sair do ponto de distribuição em uma temperatura abaixo da ideal para consumo, assim chega na casa do cliente na temperatura correta;
2-Invista em embalagens divertidas, bonitas e bem protegidas;
3-Cardápio mais enxuto pode facilitar a produção e a entrega;
4-Crie cardápios semanais;
5-Crie uma campanha diferenciada. Uma das sorveterias criou o slogan “O amor também contagia”;
6-Envie presentes para seus clientes mais fiéis, como uma foto da equipe ou uma camiseta personalizada;
7-Ofereça promoções! Por exemplo: A pessoa que compra o sorvete recebe um código que pode mandar para um amigo que terá 50% de desconto na compra;
8-Que tal criar uma playlist no Spotify para as pessoas escutarem enquanto tomam o sorvete?
9-Enviar um mini pote de sorvete com um sabor diferente que o cliente não conhece.
Matéria veiculada pelo SEBRAE em maio de 2020.