Link de transmissão:
https://www.youtube.com/agriculturaminasgerais
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência de Inovação Polo do Leite realizam, nos dias 26 (9h e 14h) e 27 de outubro (9h), um evento virtual com a cadeia produtiva do setor para identificar os principais problemas que afetam os agentes do complexo agroindustrial do leite e as oportunidades para desenvolvimento de inovações tecnológicas para o segmento.
“Todos os agentes econômicos e da sociedade em geral, que tenha interesse no assunto, estão convidados a participar e a desenhar, juntos, um caminho factível para tornar a cadeia agroalimentar do leite competitiva, sustentável e um player relevante no cenário nacional e internacional”, destaca o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação Polo do Leite, José Luiz Bellini.
O evento integra o projeto de aceleração de startups Sistema InovaLácteos, liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite, lançado em julho deste ano. O Governo de Minas apoia o projeto, por meio das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de contar com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Segundo o assessor técnico de assuntos estratégicos da Seapa, José Eduardo Ferreira da Silva, o lançamento do projeto proporcionou discussões iniciais sobre oportunidades para inovação, segundo a visão da academia (universidades e centros de pesquisas), de uma empresa de inovação, produtor, indústria e do varejo. “Agora chegou a hora de dar um passo adiante e aprofundar no levantamento dos gargalos mais prementes que podem sugerir oportunidades de negócio para inovação. Com base neste levantamento, lançaremos o edital de seleção das empresas de base tecnológica (startups), buscando soluções potenciais para esses problemas” explica.
Na programação do dia 26 de outubro, as discussões serão aprofundadas por meio do Painel Instituições de Ciência e Tecnologia; Painel Econômico; Varejo e Consumidor e Indústria de Laticínios. No dia 27, os temas estão divididos no painel que vai reunir os segmentos que envolvem o setor produtivo antes da porteira da fazenda e outro que vai abordar a produção de leite.
“Estamos convidando entidades representantes de cada segmento da cadeia produtiva para participarem dos painéis, como a Abraleite, Silemg, Abimaq, dentre outras, para dar mais representatividade e legitimidade aos problemas indicados pela cadeia produtiva, bem como, para validar com seus membros associados as soluções apresentadas”, detalha o Gerente Executivo da Agência de Inovação Polo do Leite, Airdem Gonçalves de Assis.
Após essas discussões, será feita a seleção das startups que vão trabalhar durante o primeiro ano de pré-aceleração, sendo treinadas para o desenvolvimento de suas ideias, transformando-as em um produto para a cadeia.
Sistema InovaLácteos
O projeto de aceleração de startups Sistema InovaLácteos tem a duração prevista de três anos de duração e a estimativa é que até 120 empresas de base tecnológica sejam aceleradas.
O projeto tem quatro Núcleos de Aceleração espalhados por Minas Gerais, localizados nas cidades de Uberaba, no Triângulo Mineiro; Lavras, no Sul de Minas; Viçosa e Juiz de Fora, ambas na Zona da Mata. Esses quatro núcleos vão recrutar cerca de dez startups por ano para fazer uma pré-aceleração, de dois meses. Em seguida, duas startups serão selecionadas por núcleo para uma incubação de dez meses.
Serviço:
Painéis de Debate sobre Demandas de Inovação do Sistema InovaLácteos
Dias: 26 (9h e 14h) e 27/10 (9h)
Transmissão: Canal da Seapa no Youtube