Luis Madi

Diretor de Assuntos Institucionais

ITAL – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

 

O poder e o papel da ABIS são fundamentais em um contexto de tantas transformações

 

Nós tivemos uma ideia, talvez a melhor já desenvolvida em termos estratégicos no Ital, de realizar um estudo científico, o Brasil Food Trends 2020, que gerou a Série Ital Brasil Trends 2020, disponível no site do ITAL, (*)há 12 anos olhamos para o que poderia acontecer para a indústria de alimentos, bebidas e embalagem e agora estamos comemorando a chegada do 2020, ano emblemático que começou a ser desenhado em 2008. Também, em 2018, lançamos o projeto Alimentos Industrializados 2030 para melhor orientar a indústria de alimentos, bebidas e embalagens até 2030.

Assim, entramos no segundo ano do Alimentos Industrializados 2030 com algumas ações importantes. No site Alimentos Processados lançamos o módulo Iniciativas Empresariais, que aborda três pontos estratégicos e que as indústrias de sorvetes devem focar:  adequação de produtos quanto aos aspectos nutricionais, sustentabilidade e comunicação ao consumidor. Disponibilizamos ainda o módulo Iniciativas Institucionais e estamos trabalhando agora em um módulo sobre como são produzidos os diferentes tipos de alimentos.

A atuação do Ital, com relevante participação das entidades setoriais, está alinhada justamente ao mercado de alimentos em amplo processo de inovação e de grande modificação, com foco no consumidor. Nós temos procurado entendê-lo buscando informações através de diversas pesquisas de mercado, de inúmeras fontes, como Kantar, Euromonitor, Mintel, Nielsen e International Food Information Council (IFIC), para mostrar à indústria de sorvetes, dentre outras, o que ele quer. Estamos passando por uma transformação radical, em especial na forma de entrega e consumo dos produtos alimentícios que, no caso do sorvete, vai ser mais complicada por ser congelado: devemos ter formas de consumir sem ir ao varejo e pedir uma entrega em casa ou no trabalho pelo celular torna necessária a adequação da logística de distribuição.

O poder e o papel da ABIS são fundamentais em um contexto de tantas transformações. Acompanhamos as entidades setoriais desde 1988, quando se buscava lobby, redução de imposto, e hoje o grande foco é inovação tecnológica e o desenvolvimento do setor, o que a ABIS faz muito bem, em especial através do Clash. O presidente Eduardo Weisberg captou com clareza a importância de chamar essa indústria que era mais caseira para ser mais profissional. O sorvete pode ser artesanal. Não precisa ser de alta produção, desde que feito com tecnologia e qualidade, senão será o sorvete do passado que passará a não ter sua vez: temos que introduzir inovação tecnológica do ponto de vista nutricional, de textura e de sabor dentre vários outros e o setor vai se desenvolver em função das ações da ABIS. O caminho? A busca pela inovação e qualidade.

Um ponto negativo que é complexo no Brasil e que a ABIS tem que ter uma ação mais contundente é a classificação NOVA do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2014, a qual não tem lógica nem é baseada em ciência ou tecnologia. Simplesmente foi estabelecida uma quarta categoria de alimentos, os ultraprocessados, e feita a orientação à população para não consumi-los. E dentre esses produtos, denominados de forma inadequada, está o sorvete. É uma falta de lógica, uma generalização muito grande, você falar para os brasileiros não consumirem sorvete: comete-se uma irresponsabilidade diante de um esforço para que a população consuma o sorvete não só por prazer, mas como alimento, fonte de proteína, de cálcio e de vitaminas dentre uma série de ingredientes nutricionais. Diante desse contexto, a proposta é substituir a classificação NOVA por uma classificação internacional, por exemplo a utilizada pelo Institute of Food Technologists (IFT) e por várias outras instituições.

Para esse e tantos outros desafios do Brasil na evolução da produção de alimentos com qualidade e segurança, o Ital estará sempre junto às entidades setoriais e parabeniza a ABIS pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

 

Luis Madi

Diretor de Assuntos Institucionais

ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(*) CLIQUE AQUI

Tags deste post

Posts Relacionados