Apostar no mercado de sorvetes tem se mostrado uma boa alternativa para quem planeja abrir o próprio negócio. É o que indica a pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias e do setor de Sorvetes (ABIS). Diante do bom momento, a imensa maioria dos donos de pequenos negócios afirmou que pretende fazer um ou mais investimentos neste ano. De acordo com o levantamento, para 40% dos entrevistados, a divulgação do negócio é prioridade, seguido da modernização da empresa, com novos produtos e processos (33%). Ampliar a capacidade produtiva ou de atendimento é um investimento previsto para 30% dos empreendedores do ramo e apenas 8% vão optar por fazer uma reserva para emergências, em lugar de investir.
A pesquisa revelou ainda que, em média, somente 2 em cada 10 empreendedores tiveram prejuízo na operação da empresa em 2022. Do restante, 46% tiveram lucro e 35% empataram receitas e despesas. O melhor resultado foi registrado no setor industrial, onde 52% dos negócios registraram lucro. No caso das empresas que atuam no comércio ou serviço, esse número foi menor (43%).
Além disso, a maioria dos empreendimentos conseguiu igualar ou até ampliar o faturamento na última temporada (de setembro de 2022 a fevereiro de 2023) em comparação ao período anterior (de setembro de 2021 a fevereiro de 2022). Para 43% o faturamento foi melhor e para 29% se manteve estável. Nesse aspecto, mais uma vez, o setor da indústria alcançou resultados mais favoráveis: 54% dos entrevistados declararam ter tido um faturamento melhor este ano.
A analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Viana, destaca que o setor de sorvetes apresenta muitas oportunidades para os pequenos negócios, pois são vários modelos de negócios que podem se enquadrar nessa cadeia produtiva. Isso inclui possibilidades de atuação no fornecimento de insumos adequados, na fabricação, na distribuição e na venda ao consumidor final.