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Ano 2012

21/9/2012
Licença maternidade vale para contrato de trabalho temporário, diz TST

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) definiu nesta sexta-feira (14) que mulheres que ficarem grávidas têm garantida estabilidade mesmo em regime de contrato temporário. Para estas mulheres, o empregador terá de não só de garantir a vaga de emprego até o fim da gestação, como assegurar cinco meses de licença maternidade.

Anteriormente, essa regra só valia para mulheres contratadas pelas empresas por tempo indeterminado, contratos fixos.

A mesma situação beneficiará os trabalhadores que sofrerem acidente de trabalho. Homens e mulheres que se acidentarem terão direito a permanecer no emprego por pelo menos um ano após a sua recuperação. A regra vale sempre que houver um contrato formal, ainda que de poucos meses.

A punição para o empregador que descumprir as determinações da Justiça do Trabalho será condenação ao pagamento dos valores devidos, conforme previsto em lei.

OUTRAS MUDANÇAS

O TST passou a semana revendo súmulas e orientações para jurisprudência, que são entendimentos que norteiam as decisões de futuros conflitos. Ao todo, foram 43 temas foram discutidos. Em 38 houve algum tipo de alteração ou necessidade de criação de nova linha de debate.

Além do entendimento sobre gravidez e acidente para empregados com contrato temporário, foram definidas outras questões trabalhistas que são motivos de ações judiciais, como o direito a adicional de sobreaviso quando um funcionário precisa ficar à disposição de sua empresa após o expediente e um novo entendimento sobre a interpretação da nova lei do aviso prévio.

Na visão dos juízes do tribunal, a lei só se aplica às rescisões que foram feitas a partir da entrada em vigor da nova lei, em outubro do ano passado. Ela ampliou de 30 dias para até 90 dias o prazo desse aviso ao trabalhador, proporcional ao tempo de trabalho do funcionário. A cada ano trabalhado, são três dias a mais no aviso.

Nota técnica emitida em maio pelo Ministério do Trabalho e Emprego já destacava que a lei não deveria retroagir e que a legislação servia apenas para beneficiar os empregados.

Foi decidido também que há presunção de discriminação quando um funcionário portador de doença grave, como HIV, for demitido e alegar preconceito ou estigma. Assim, caberá ao patrão provar que não dispensou o funcionário em razão de seu estado de saúde.

SOBREAVISO

Segundo o tribunal, para casos em que um funcionário fica em escala de plantão, longe da empresa mas com o celular ligado e disponível para convocação a qualquer momento pelo empregador, ele está em "sobreaviso" e deve ser remunerado em um terço de sua remuneração convencional.

Um funcionário que receba R$ 60 reais por hora de trabalho, por exemplo, terá direito a R$ 20 por cada hora que estiver aguardando o chamado da empresa. Se o trabalhador for convocado a trabalhar no período em que estiver de sobreaviso, deverá ser remunerado pela hora extra --hora normal de trabalho acrescida de 50%.

CONFLITOS TRABALHISTAS

Segundo o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, os novos entendimentos já estão valendo e podem onerar empregadores. "O tribunal se orienta pela aplicação de princípios constitucionais. Claro que não deixamos de levar em conta o impacto econômico, mas trata-se de justiça social."

"Certamente haverá um ônus para as empresas, mas, por outro lado, já estamos resolvendo questões que geram milhares de problemas trabalhistas e que são discutidas em juízo", disse Dalazen.

22/8/2012
Veja cinco maneiras de incluir com requinte o sorvete no bufê de casamento

Quem vai se casar ao ar livre tem de se preocupar em refrescar os convidados. Por isso, nessas ocasiões, é preciso ter atenção redobrada com o cardápio e as bebidas. Embora o sorvete não seja a mais fina das sobremesas para casamento, é raro encontrar uma pessoa que não goste da iguaria. Um bom sorvete é sucesso garantido. No entanto, algumas dicas de decoração ajudam a turbinar o prato, conferindo mais requinte à sobremesa. Confira, abaixo, algumas sugestões:

Porções individuais: quem não deseja gastar muito tempo pode seguir uma linha simples e chique. Com bolas bem feitas e um recipiente bem bonito, não é preciso muito esforço para encher os olhos dos convidados

Com frutas e cereais: incremente o sorvete com ingredientes apetitosos, como frutas, cereais, biscoitos ou balas de goma. Assim, o doce se torna uma sobremesa mais colorida e encorpada

Enfeitado com flores: desta maneira, a porção de sorvete fica ainda mais graciosa. Tenha o cuidado de enfeitar a sobremesa com flores semelhantes as da decoração. Porém, cuidado para não exagerar: uma ou duas florezinhas bastam e não atrapalham os convidados na hora de comer. Quem não quiser decorar o sorvete com flores ainda pode usar baunilha ou folhas de hortelã

Na casca da fruta: se o sorvete for de produção caseira, você pode aproveitar as cascas das frutas utilizadas na receita. Basta servir a bola de sorvete dentro da casca. Laranja e maracujá ficam ótimas como taças

Rosa italiana: que tal imitar as famosas sorveterias italianas e servir um sorvete de casquinha em formato de rosa? Para obter este efeito, em vez de bolas, é preciso retirar lascas achatadas de sorvete, com a ajuda de uma espátula. Depois de preencher o interior do cone com uma camada generosa de sorvete, coloque quatro lascas de sorvete no centro, formando um círculo. Em volta do primeiro círculo, faça outro e assim pro diante. Cada lasca forma uma pétala da rosa.

20/8/2012
Lançamento da 4ª Edição da Revista Sorvetes


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17/8/2012
CURSO APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle


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27/7/2012
28ª Fispal Food Service recebe mais de 60 mil visitantes qualificados

Resultados foram positivos para as 1400 marcas expositoras do maior evento do setor na América Latina

São Paulo, julho de 2012 – A 28ª Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), realizada de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, foi marcada por lançamentos, novidades e atrações, que estimularam novas oportunidades de negócios para as 1400 marcas expositoras. O maior evento do setor na América Latina, promovido pela BTS Informa, recebeu mais de 60 mil visitantes e compradores qualificados. .

Entre os destaques desta edição, a Fispal Food Service trouxe a Vila do Pão, realizada em parceria com a revista Panificação Brasileira, com o apoio da ABIEPAN (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias) e patrocínio do Moinho Santa Clara. Além de reunir fornecedores do setor de panificação, o espaço tornou-se um ponto de encontro para o público degustar diferentes tipos de pães preparados pelo chef Rogério Shimura. Já a Vila da Pizza, promovida pelo segundo ano consecutivo em parceria com a Associação Pizzarias Unidas, com patrocínio da Bunge e da Scala, movimentou os corredores do Expo Center Norte, com a fornada diária da maior pizza do Brasil, de 2,5 metros de diâmetro. Além disso, nas Vilas, os visitantes puderam assistir a palestras com temas de qualificação profissional.

Para as empresas expositoras o evento se torna melhor a cada ano, contribuindo para novos contatos comerciais e geração de negócios. "A Fispal vem evoluindo na qualidade da sua visitação, que inclui lojistas, público da área de gastronomia e cozinhas industriais, além da boa divulgação", afirma Oswaldo Formigoni Filho, sócio da Indústria e Comércio de Alumínio ABC. A sinergia com a TecnoSorvetes e a Fispal Café também é positiva para os expositores. Segundo Milton Marchesoni, sócio diretor da Marchesoni, "a presença de um público mais focado resultou em bons negócios, o que nos representa 40% do faturamento mensal da empresas", comemora o executivo..

Complexo food em alta

Simultaneamente à Fispal Food Service, foram realizadas as feiras Fispal Café- Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, Fispal Hotel - 3ª Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro e TecnoSorvetes - 9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional e, pela primeira vez, o SIAL Brazil - Salão Internacional de Alimentação para a América Latina. Além de poder conferir as novidades em produtos e serviços apresentados pelas principais marcas desses setores, os profissionais tiveram a oportunidade de se atualizarem e trocar experiências, durante as palestras e congressos.

No dia 25, a Fispal Café recebeu baristas iniciantes, avaliados por especialistas do Programa Nacional de Certificação de Baristas, da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), para obter a certificação nível 1. A feira também reuniu especificadores e profissionais no Projeto Cafés do Brasil, uma área para exposição do produto final, e no Espaço Empreendedor, dedicado a micro e pequenas empresas.

 “O evento foi bastante positivo e bem organizado. Fortalecemos a nossa marca, estreitamos relacionamento com antigos clientes, prospectamos novos contatos e aproximamos a empresa do mercado. Concretizamos negócios na feira e ainda existem negociações em andamento”, ressaltam Rodrigo e Rafael Branco Peres, sócio da Café do Centro.

Qualificação profissional

O Congresso Gestão de Compras para Hotéis, realizado nos dias 25 e 26, ampliou o debate entre as principais redes hoteleiras sobre os desafios da gestão de compras, com a participação de Adolfo Menezes Melito, presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FECOMERCIO, Antonio Xavier Siqueira, presidente da ABRACOHR (Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes), Bruno Omori, presidente da ABIH SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP) e Ricardo Domingues, diretor executivo da Associação Brasileira de Resorts.

Ainda durante a Fispal Hotel, a ABIH-SP e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lançaram o Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da Hotelaria Paulista. O selo pretende oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um programa de informação e orientação como o objetivo de eliminar barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas à hospedagem.

O mercado sorveteiro foi, mais uma vez, bem representado na TecnoSorvetes, que inovou com áreas exclusivas para empresas dos setores de confeitaria e embalagem. A Ilha da Confeitaria contou com uma arena para demonstrações de preparo de sobremesas, bolos, entre outras delícias. Criada em parceria com a revista Confeitaria Brasil, nove empresas do setor divulgaram seus produtos.

Para Diego Berlonga, executivo comercial da Teknoice, "a feira abre muitas portas e chama o público sorveteiro. Notamos uma visitação mais qualificada, apta a fechar negócios".

Sobre a BTS Informa

Segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro.

Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, FispalFood Service, Fispal Hotel, Fispal Café, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile,  Serigrafia, FispalFood Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na área editorial é responsável pela publicação da Revista Nacional da Carne, Leite e Derivados, Silk–Screen e Sign quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.

A BTS possui escritórios em São Paulo (sede), Curitiba e Recife, nos quais conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina.  Informações: www.btsinforma.com.br

Sobre o Informa Group

O Informa Group tem uma atuação global, em 40 países, na promoção de feiras e eventos em importantes setores econômicos, como saúde, energia, imobiliário, marítimo, transporte e finanças. Empresas, profissionais e acadêmicos de todo o mundo têm participado dos mais de 10 mil eventos (de treinamentos técnicos para executivos a feiras) e das 200 feiras organizadas, anualmente, pela Informa Exhibitions, divisão da Informa plc.

Em seu portfolio estãomarcasconsolidadascomo: IPEX, Monaco Yacht Show, Vitafoods, Cityscape, Arab Health, The World Sugar and Ethanol Congress, The World Fruit Juice Congress, Angra Middle East e Rice Africa.

O grupo,com o suporte de seus 150 escritórios localizados no Brasil, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, Singapura, China e Áustrália, emprega mais de 8 mil pessoas, e a sua divisão de publicações acadêmicas e técnicas tem 55 mil títulos catalogados.
Mais informações:
www..informaexhibitions.com / www.informa.com

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