Notícias

Ano 2018 - Ano 2017 - Ano 2016 - Ano 2015 - Ano 2014 - Ano 2013 - Ano 2012 - Ano 2011 - Ano 2010 - Ano 2009 - Ano 2008 - Ano 2007 - Ano 2006

Ano 2011

03/11/2011
Seminário de Orientação sobre a Resolução

A Gerência Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária realiza o evento:

Seminário de Orientação sobre a Resolução RDC n.19/2010 (Tabela de fenilalanina em alimentos)

A Gerência Geral de Alimentos convida Vossa Senhoria para participar do evento a realizar-se no dia 05 de dezembro de 2011, no Auditório do Instituto Adolfo Lutz/SP.

Solicita-se confirmar presença até dia 11/11/2011
gpesp@anvisa.gov.br

Horário Atividades
14h00 Abertura
14h15
Elaboração da Tabela de Fenilalanina em Alimentos
Dra. Antonia Maria de Aquino - ANVISA
14h45
Procedimentos laboratoriais
Dra. Deise A. Pinatti Marsiglia
15h30 Debate
17h00 Encerramento

Local: Avenida Doutor Arnaldo, 355 - São Paulo
CEP: 01246-000
Tel: (0XX) 11 3088-3041
Horário: 14h às 17h

26/10/2011
Dia Mundial da Alimentação

 

 

 

 

 






15/10/2011
Justiça seja feita

Quando queremos condenar ou absolver um réu que é submetido a julgamento, são necessárias provas que comprovem que este réu é culpado ou inocente. Em um processo de auditoria para certificação de uma norma ISO, ou do Selo ABIS de Qualidade, um auditor só pode apontar uma não conformidade quando há evidência objetiva que a organização não atende os requisitos da norma padrão utilizada para aquela auditoria.

Muitos “profissionais” no mercado andam dizendo coisas em relação aos malefícios do sorvete sem uma fundamentação científica convincente. Estes “profissionais” alegam que os sorvetes só fazem mal a saúde, esquecendo os benefícios nutricionais, devidamente comprovados, que estes produtos trazem para aqueles que se beneficiam do seu consumo.
Muito se fala da gordura trans, mas por ignorância ou má fé, desconhecem que grande parte das empresas fabricantes de sorvetes não utiliza mais este produto na sua fabricação, utilizando gorduras livres dos ácidos graxos trans.

Outros dizem que sorvete engorda por ser muito calórico, mas mais uma vez, por ignorância ou má fé, desconhecem que proporcionalmente uma determinada quantidade de sorvete pode ser menos calórica do que muitos outros produtos alimentícios (veja tabela abaixo). Além disso, o sorvete a base de leite, considerado o vilão dos obesos, tem um consumo per capita anual muito baixo, provando que, pelas quantidades consumidas, é uma tremenda besteira dizer que o sorvete é o grande vilão das dietas daqueles que querem emagrecer.

Muitos se esquecem de citar os sorvetes preparados à base de água, que não levam gordura e mesmo nos variados tipos de sorvetes à base de leite, existem muitos ingredientes nutritivos, alguns essenciais para alimentação humana, como o próprio leite e, também, frutas.

Se o sorvete fosse maléfico para a saúde humana, alguns hospitais não utilizariam este alimento, na nutrição de crianças enfermas e como veículo ao administrar medicamentos aos pacientes em substituição ao leite de vaca.

Em suma, quando a ABIS procura quebrar paradigmas, divulgando que o sorvete é um produto alimentício, ou seja, “sorvete alimenta” é porque esta afirmação é baseada em fatos e não em alegações sem fundamentos sólidos.

Obrigado.
Eduardo Weisberg
Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes

23/9/2011
Dia Nacional do Sorvete

A ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes foi criada com a missão de Unificar o Brasil em prol do SORVETE e desenvolver o mercado para que ele cresça e atinja patamares condizentes com o seu potencial de consumo, com Responsabilidade Socioambiental.
Trabalhamos para acabar com os tabus e paradigmas sobre o sorvete, que ainda é visto como uma guloseima e não como um alimento e desde que a ABIS criou a data festiva, o consumo per capita cresceu mais de 50 %.

Apoie a Entidade e o Setor comemorando o Dia, divulgando todas as qualidades e salientando que o Sorvete Alimenta.

Aproveitamos o dia de hoje para parabenizar todo o Setor e desejar uma temporada de Sucesso.

Um forte abraço,

Eduardo Weisberg
Presidente da ABI
s

5/9/2011
Registro Eletrônico de Ponto tem nova data para entrar em vigor.

Em nota oficial, o Ministério do Trabalho e Emprego informa que alterou o prazo para o início da utilização obrigatória do Registro Eletrônico de Ponto (REP), de 1º de setembro para 3 de outubro de 2011.

Esta medida foi tomada levando-se em consideração o compromisso do Governo Federal em assegurar a conclusão do diálogo iniciado com diferentes setores da sociedade, a fim de aperfeiçoar o Sistema Registrado Eletrônico de Ponto (SREP).

Esta resolução foi publicada, no dia 01 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), através da Portaria 1752/11.

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6