por Hugo Bethlem*

Essa pergunta deve ser muito comum para novos e experientes líderes. Quando assumimos um papel de líder, devemos entender que deixamos de nos preocupar conosco para nos preocuparmos com os liderados. Esse é um exercício de “servidão, doação e compaixão”, estaremos liderando pessoas com sentimentos, ansiedades, angústias e esperança. Aliás o que elas buscam num líder é a Esperança! Os demais sentimentos irão surgir ao longo da jornada.

Então por falarmos em jornada: “Como você sustenta a sua jornada de Líder?”

Você escolheu ser um Líder ou queria apenas uma promoção para ganhar mais e ter mais prestígio? Nada de errado com esses dois últimos, mas como consequência da liderança voluntaria e sacrificada que você se lançou. Gerir pessoas é uma das mais nobres “profissões”, se corretamente praticada. Não tem nenhuma outra ocupação que lhe ofereça tantas oportunidades de ajudar os outros a aprender e crescer profissionalmente, tomar para si a responsabilidade de alcançar os objetivos e metas e ser reconhecido por isso e, contribuir para o sucesso do seu time.

Ser um líder consciente vem de um equilíbrio fundamental entre Autenticidade e Adaptabilidade, essa foi uma lição recém aprendida num curso de Liderança, que acabei de concluir na Saïd Business School de Oxford, na Inglaterra (mas que claro fiz online) e, que se tivesse aprendido mais cedo, com certeza teria sido um líder melhor.

Adaptabilidade tem uma correlação fundamental com consistência entre os seus valores e suas ações. Para isso:

  • Seja honesto e aberto aos relacionamentos;

  • Adapte-se às necessidades das situações que você encara e ao pessoal que você lidera;

  • Entenda as preocupações dos seguidores e abrace essas questões, que eles desejam para inspirar nos outros.

  • Autenticidade é Confiança e isso significa “ser você”!

Para uma liderança inspiradora o Líder Consciente deve alinhar seu Propósito, sua Autenticidade e sua Adaptabilidade em sua jornada de liderança.

  • São 5 características de um líder que alinha sua Autenticidade com seu Propósito, segundo Bill George:

1. Tenha um forte senso de propósito que se expressa em sua paixão, inspiração e motivação intrínsecas;

2. O comportamento é aterrado em valores sólidos e integridade;

3. Estabeleça fortes conexões e relações com seus seguidores;

4. Pratique autodisciplina e consistência;

5. o “Lidere com o coração” e demonstre compaixão e inteligência emocional.

  • Propósito contribui para o bem-estar e felicidade. Entrega mais consistência no seu trabalho e com isso você performa melhor. Quem não tem um Propósito, para chamar de seu, não consegue se alinhar com o Propósito da Empresa que lidera e por consequência, não consegue inspirar seus subordinados.

  • O propósito do líder passa a ser uma “marca”.

Outro autor Nick Craig – presidente do ”Core Leadership Institute”, traz uma provocação para que os líderes reflitam sobre:

“Pense em algo que você adorava fazer quando criança, antes de ser condicionado a gostar ou fazer certas coisas?”

“Pense sobre os dois momentos mais desafiadores que você experimentou na sua vida e as formas como você conseguiu contorná-los.

“Pense naquilo que te agrada e que você é apaixonado no presente”.

Líderes autênticos se mantem constantemente atualizados como indivíduos, que entendem e conhecem suas forças, fraquezas e emoções, expressando e encarnando seu “verdadeiro eu” no seu papel de liderança. Porém é normal que vivam alguma tensão entre autenticidade e adaptabilidade.

Para alinhar a autenticidade com a adaptabilidade a liderança enfrente alguns outros desafios, como temer que sua individualidade seja percebida como uma relutância à mudança. Autenticidade e adaptabilidade não são conceitos mutuamente excludentes, pelo contrário, o verdadeiro Líder Consciente deve ter a habilidade de balancear ambos para liderar de forma humanizadas.

Adaptabilidade requer confiança e consistência de caráter e de comportamento.

Autenticidade diz respeito a você mesmo e adaptabilidade diz respeito ao entorno, ao eco sistema que você se encontra.

*Hugo Bethlem é Chairman e co-fundador do Instituto Capitalismo Consciente, tem mais de 40 anos de experiência como executivo no varejo. Se especializou em gestão, empreendedorismo e governança em instituições como FGV, Cornell, Babson, IMD, Oxford e Stanford.

Matéria veiculada no site Capitalismo Consciente Brasil – https://www.ccbrasil.cc/

Posts Relacionados