O Dia Nacional do Sorvete é comemorado anualmente em todo o Brasil no dia 23 de setembro. Celebrado desde 2002, a data foi criada e instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.

 

De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Weisberg, a ideia nasceu com o objetivo de expandir no País a visibilidade do produto sorvete, marcando o início das estações mais quentes do ano, enfatizar os benefícios nutricionais do alimento e, ao mesmo tempo, estimular o aumento da sua produção em todo o território nacional.

 

Ainda segundo o presidente da ABIS, o sorvete é uma das sobremesas mais apreciadas pelo brasileiro,  além de ser consumida durante o ano inteiro em todos os cantos do País. “Comemorar este dia tão importante, sublinha Weisberg, é estimular o consumo do sorvete, que é saudável, e oferecer mais possibilidades de negócios aos empresários do segmento”.

100 mil empregos diretos

A ABIS vem trabalhando com os associados do setor para a criação de novas alternativas de crescimento na busca do aperfeiçoamento de resultados ainda mais positivos. O setor de sorvetes no Brasil movimenta anualmente em torno de 13 bilhões de reais – sendo que o consumo per capita de sorvete no País é de 5,50 litros  por ano – bem abaixo, se comparado  ao consumo de países nórdicos como a Suécia, Dinamarca e Noruega, entre outros, onde o friou predomina e consomem três vez mais que o Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, registra um consumo per capita/ano de 20,8 lts.

O consumo de sorvetes no Brasil, dividido por regiões, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

Atualmente o Brasil contabiliza a existência de 10 mil empresas ligadas à comercialização e produção de sorvetes e gelatos – com geração de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Do total, 92% são formadas por micro e pequenas empresas.

Com a chegada da alta estação, o verão, Eduardo Weisberg estima um crescimento de 25 a 30% no mercado de trabalho, especificamente no nicho de empregos diretos. A ABIS também está promovendo uma campanha que tem como slogan ” O sorvete alimenta, é nutritivo e é saudável”.

Posts Relacionados