Implantar as entregas a domicílio (delivery) foi uma novidade e necessidade para várias empresas do país, por conta da crise provocada pelo novo coronavírus. Esse modelo de venda é o que mais está sendo utilizado no momento, e inclusive as sorveterias precisaram se adequar.

Entretanto, transportar sorvete é uma atividade delicada. É preciso ter muito cuidado com a embalagem, temperatura e em como o sorvete chegará na casa do cliente. Quais são as principais dificuldades? Como os empresários têm contornado os desafios e tido sucesso na venda?

Pensando nisso, o Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria e do Setor de Sorvetes (ABIS) realizaram uma Oficina do Sorvete sobre Delivery, que contou com empresários e especialistas do ramo para troca de experiência sobre como fazer esse tipo de venda.

Primeiramente, foram apresentadas as 8 dicas para um delivery de sucesso, que podem ser conferidas aqui. Em seguida, foram apresentadas dicas de empresários para que sorveterias possam aprimorar a experiência do cliente nessa modalidade de venda. O Sebrae resume as principais para você:

Converse com os entregadores sobre como fazer a entrega do seu produto! Tente levar o atendimento da sua loja até a casa do cliente. Que tal criar um vídeo curto mostrando para os entregadores o que eles podem fazer para realização de uma entrega segura e cordial?

Mande uma cartinha para seus clientes agradecendo a compra, junto ao produto. Se a demanda estiver muito alta, imprima as frases, o importante é mostrar carinho com seu consumidor.

Use sua criatividade! Envie materiais de brincadeiras simples, como “qual bicho você é nessa quarentena?” junto com os cuidados que eles devem tomar ao pegar o produto.

As redes sociais não devem ser utilizadas para colocar só propagandas e promoções. Alterne com mensagens de carinho.

1-Como fazer com que o sorvete chegue na temperatura ideal? O produto pode sair do ponto de distribuição em uma temperatura abaixo da ideal para consumo, assim chega na casa do cliente na temperatura correta;

2-Invista em embalagens divertidas, bonitas e bem protegidas;

3-Cardápio mais enxuto pode facilitar a produção e a entrega;

4-Crie cardápios semanais;

5-Crie uma campanha diferenciada. Uma das sorveterias criou o slogan “O amor também contagia”;

6-Envie presentes para seus clientes mais fiéis, como uma foto da equipe ou uma camiseta personalizada;

7-Ofereça promoções! Por exemplo: A pessoa que compra o sorvete recebe um código que pode mandar para um amigo que terá 50% de desconto na compra;

8-Que tal criar uma playlist no Spotify para as pessoas escutarem enquanto tomam o sorvete?

9-Enviar um mini pote de sorvete com um sabor diferente que o cliente não conhece.

 

Matéria veiculada pelo SEBRAE em maio de 2020.

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